La mauvaise

Eu virei la mauvaise por obra do destino, quando o mundo me explicou que a vida não olhava pra mim de brincadeira. Quando as pessoas que sempre achei suavemente desagradáveis confirmaram suas posições e minhas expectativas intuitivas. Quando algumas máscaras caíram. Quando tomei abuso dos relacionamentos perfeitos e ideais e quando percebi que o tempo não diz nada sobre o caráter das pessoas. Quando realizei¹ o quanto somos manipulados e manipuladores e notei que a ciência e até a arte são submetidas aos ideais dos que põem a mão no bolso por elas. Quando vi que da raiva e da revolta nascem a dignidade e o orgulho e que a vingança é uma bênção que o Deus Cristão não oferece. Quando entendi que a sombra é tão necessária quanto a luz e que há um poder latente que nasce de cada escuridão. Quando resolvi deixar de ser hipócrita e admitir que pertenço à condição humana, tão conflitante. Quando passei a levar a vida com bom humor e encarar os fatos com praticidade. Quando me olhei no espelho e vi que as rugas e roupas não fazem o homem. Quando valorizei os instintos que nos aproximam dos animais assim como a intuição que nos aproxima dos deuses. Quando entendi que no fundo do poço há uma opção de impulso; que o sofrimento ensina mais do que a inércia; que é preciso vivenciar a raiva e a angústia para se livrar de ambas. Quando me propus a combater a intolerância débil do machismo e dos demais tipos de preconceitos. Quando aceitei que a lágrima, o sorriso e o grito tinham igual importância e que, para crescer, é preciso parar de fingir.

Sou la mauvaise quando é preciso colocar pimenta nos meus próprios olhos, quando sofro por reconhecer meus próprios vícios, quando admito que a justa revanche me satisfaz. Quando digo verdades pessoais com a suavidade do gracejo e quando prevejo comportamentos que o fingimento não permite.

Virei la mauvaise porque, durante anos, fui boazinha demais. Eu precisava de equilíbrio. E fui para o lado negro da Força.


_______________

La mauvaise (em francês "a má") é um alter ego inicialmente utilizado num fotolog que criei para protestar contra absurdos pessoais e que foi, posteriormente, adaptado e aplicado à minha própria realidade. Hoje, é a minha escuridão.
¹ verbo adaptado do inglês realize: conceber, constatar, compreender.
Post inspirado pelo texto O lado Negro da força.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nosssa Chris Adorei o texto!!!!:D... e nossa fiquei super feliz por haver conexão com meu texto :D OOOwnnnn achei super bacana.. Então acredito que você tenha gostado do que eu escrevi :Puahuahuahauhauahah
Muito interessante mesmo não é?? Indagar sobre a questão do nosso lado obscuro e não esconder isso e sim trabalhar e conviver com ele. Sempre acreditei que a sinceridade para com a gente mesmo é o primeiro passo pra se tornar alguém melhor, melhor não no sentido de ser bonzinho e sim em termos evolutivos, melhor no significado mais amplo da palavra...negar a escuridão é se enganar e viver assim é estar, pelo menos ao meu ver, estagnado preso em si mesmo , encarando a vida de forma ilusória com objetivos superficiais e tediosos.É isso :P

Bjãoooo

Anônimo disse...

Eu adoro La mauvaise, acho ela muito engraçada de um jeito meio dark. Acho ótimo você ter criado ela para expressar umas coisas que estavam presas. Por fim... Sou fã de La mauvaise!

Ivo Medeiros disse...

Massa gostei...
Lado negro da força é???
kkkkkk
Acho que todos nós temos um lado meio obscuro...
Como se escreve "o mal" em francês... para quando quiser liberar o meu lado negro da força eu faça um texto parecido...
kkkkkkkkkkkkkkkk
Bjooo

Lu disse...

*desenhando uniforme para o alter ego de Chris*

La Mauvaise desperta no meu caso quando convivo com pessoas sem educação, pessoas que não têm respeito pelo espaço do outro, pessoas "folgadas"... (o que vem acontecendo muito diga-se de passagem) Minha língua já foi mais solta para expressar aquilo que não gostava... com a maturidade ficamos mais sábios a ponto de saber quando e como "abrir a boca". Entretanto, nos acostumamos (e "somos" acostumados) a engolir váaarios sapos nessa vida, que acabam por nos sufocar. É aí que La Mauvaise entra, dando um empurrão e dizendo: Ei! Por quê aguentar isso? Levanta essa bunda daí e reclama, porr@! xD

Adorei o texto o/
No meu caso, "La Malkavian" é mais ativo @_@'