Crônica cabeluda

Ah, cabelos grandes.
Melhor não tê-los.
Mas, se não os temos,
Como cabelos?

Quem tem cabelo grande sabe o trabalho que dá, a luta que requer – física e psicológica. Depois de já ter usado até cortes masculinos, resolvi deixar as madeixas se desenrolarem até a bunda. Elas ainda estão no caminho, mas os problemas já apareceram. E, claro, como eu adoro falar do que é fútil, resolvi dividir com vocês a minha experiência.

Primeiro que, para lavar a cabeleira toda, só umas duas rodadas de xampu. E bastante xampu (aquela história toda da quantidade igual a uma moeda de um real na mão é uma farsa!) para chegar a fazer uma espuma decente. Depois, a saga de pentear. Se você nunca puxou uns ferros na vida, melhor ir com calma ou “aparar as pontas”. Um cabelo grande na hora de pentear é quase uma virgem: requer tempo, carinho, paciência e um bom uso do instrumento (no caso, um pên...te!)

É sabido também que cabelos grandes, geralmente, precisam ser hidratados. Como são grandes (duh!) a oleosidade natural do fio não ‘tem tempo’ suficiente para chegar até as pontas entre uma lavagem e outra. Assim, é bastante provável que a pessoa de cabelo grande tenha um cabelo grande e ressecado. Aqui entram os cremes de hidratação domésticos que depois que você usa, fica aquela sensação incrível de... que nada mudou. Claro, quando você investe meio cento de real num salão de beleza o resultado é bem mais perceptível. Acontece que eu sou meio teimosa e demoro pra me convencer de abrir mão daquele livro, daquele sapato curioso, daquela ida ao motel ou daquelas duas refeições deliciosas do Spoleto, Tererê ou Feijão Maravilha para pagar tudo isso para o meu cabelo. É só um cabelo, no final das contas.

Mas, além disso, o cabelo grande tem um papel social. Melhor dizendo, uma interpretação social, um estereótipo, uma marca. Para os homens, ter cabelo grande indica rebeldia, fuga dos padrões sociais, subversão, identificação com determinado tipo de música ou momento histórico e, para uns poucos mais conservadores, pode ainda indicar homossexualismo.

Para as mulheres o fardo é mais leve, afinal, muitos homens ainda admiram as longas madeixas, têm fetiche ou tesão – e não vamos ser hipócritas de dizer que não importa o que eles pensam, porque o patriarcado ainda nos permeia sussurrando todos os dias que os homens ainda ditam todas as regras sociais.

No entanto, é complicado manter o cabelo comprido quando muitas vezes ele é associado exclusivamente à juventude ou quando se vê que garotas descoladas usam cabelo curto enquanto crentes submissas são as que preservam a flora da cabeça intacta (e algumas vezes do corpo também). Apresentadoras de TV têm o cabelo curto. Jornalistas têm o cabelo curto. Feministas têm o cabelo curto. Minha mãe tem o cabelo curto.

Curiosamente as mulheres que engravidam cortam as madeixas durante a gestação. Algumas, quando se casam. Mulheres também cortam o cabelo quando querem dar uma guinada na vida, quando terminam relacionamentos difíceis ou quando passam por uma grande dificuldade. Cabelos são cortados sempre que fases são vivenciadas, como um rito de passagem. E até mesmo no mundo corporativo, cabelos grandes demais são inadequados. É preferível ficar no velho meio-termo: aquele tamanho esquisito que teima em indicar que a mulher não teve coragem de cortar quanto queria e não tem peito ou paciência de deixar crescer.

Ou você acha que é fácil convencer seu cabeleireiro que não vai rolar aquela aparada básica das pontas nas quais ele sempre leva quatro dedos da sua beleza dizendo que ‘tava precisando’?

Finalmente, o cabelo grande também atrapalha no cotidiano. Eu, pelo menos, sou escrava das piranhas (isso soou meio BDSM, não?) e canetas e, na falta delas, prendo o cabelo nele mesmo. É dureza manter um cabelo desse tamanho no calor desse Nordeste. Além disso, convencê-lo de que ele precisa resistir ao cloro, ao sal e ao sol, sem dar um pio. Quem tiver um cabelo obediente assim, me venda.

Cabelos grandes engancham na barba dos homens – é raro dar os dois beijinhos sem puxar um fio – e até nas unhas dos animais de estimação. Perdem o volume quando crescem, além de passar por fases esquisitas no processo. Eles também assanham com uma freqüência dolorosa e, quando presos em rabo-de-cavalo, podem fazer você parecer “professorinha” ou a Xuxa do novo século. Cabelos grandes demais também podem conferir, finalmente, ar de hippie e as pessoas saírem por aí deduzindo há quantos dias você não toma banho.

As dificuldades são físicas, sociais, cotidianas. As pessoas que resolvem ter madeixas compridas não podem ceder. É quase uma luta de classe, uma revolução capilar, a falência dos salões de beleza, a paz mundial. Cabeludos, uni-vos. Até que a tesoura nos separe!

_______________
Imagem: pela primeira vez, uma foto pessoal, porque não adianta dizer que é cabeluda sem provar. Em tempo, o tamanho está evidenciado pela escovada segura do dia anterior. Sem traumas.

9 comentários:

Mayara Limeira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk
muito legal o texto amiga, hauhauahau e eu tava pensando nisso hj mesmo!!! pq meu cabelo tá enormeeee e com o clima daqui é que tá seco. vixe!! Mas eu quero ele bem grandão. quando eu chegar aí ele vai tá muitoooo grandeeeee!
nha! #] E o seu tb tá lindo demais. E é isso mesmo, quem quer algo temq ue lutar pelo que quer, mesmo que seja ter um cabelo grande já tem que enfrentar muita coisa!O que eu fiz foi comprar hj um reparador de pontas! E tô gostando do resultado. Daí as pontas ficam hidratadas. É legal.
Mas olha só, o que eu acho pior é fazer escova no meu cabelo. nossa! eu passo 1h para ficar legal e os meus braços ficam quase sem sangue! nossa!! que trabalhão!! olhe, ser mulher não é facil não, viu?!! Mass eu adoroooooo!! hauahauhauahau Coisas da vidaaaa...
kkkkkkkk
saudade de vc...
bjos,
Muita Paz!
May

Lilly_monkey disse...

Nooooooooooooooooooossa!
Adorei essa cronica! XD
Eu me identifiquei com TODOS os paragrafos! XD

ach oque ce ja viu uam foto minha ne? meu cabelo ta enoooorme!
mas poxa, eu gosto.. >D
sem contar que mesmo sabendo todo esse preconceito por conta da sociedade...é sempre bom desafia-la. >]

bexuxauu

Lu disse...

Interessantemente estou voltando ao look 'cabelão'...vamos ver quantos meses consigo ficar sem picotar o meu. Sim, eu NÃO tenho muita paciência para deixá-lo crescer, isso será um mega esforço da minha parte. E concordo plenamente que cabelos refletem nossa personalidade! No Japão, cortar o cabelo é algo MUITO sério, significa uma mudança realmente significante... Lá, existem colégios que simplesmente não aceitam cabelos pintados ou com um corte mais...rebelde.

Adorei o post =) E vc tá muito fofa na foto =)b

Bjuss

Ps: Adooorei a 'cara' do teu blog!

Dr. plantonista disse...

Chris, adorei seu post, e adorei seu cabelo grandão! realmente naum me lembro de tê-lo visto tão grande como tá hj. Tá linda!!
Quando ao seu drama... posso dizer que eu sei beeeeeem o que é sofrer com o cabelo, e mais ainda com o que diz respeito a tinturas né! hehehe Mudo a cor do cabelo como troco de roupa. Mas quanto á hidratação, se vc fizer com cremes bons em casa mesmo, sem misturas e com touca térmica funciona! Melhor do que pagar no salão 5o conto por algo q com 4... 5 reais um potão que dura uma infinidade resolve. ;)
Tenha fé e paciência que ele chega na bunda! hehehehe

Enquanto eu... mantenho o meu no tamanho indeciso mesmo, pq se cortar muito curto ele arma demais e pra deixar crescer eu n tenho mais paciencia =/

beijoos

Anônimo disse...

Porra adorei post XD Yes!!!..Adoro cabelo comprido!!!! Isso em relação a mim né?!? Pq pra cada um tem um comprimento que fica melhor. Mas não faço o estilo crente ou beata de ser, to mais pro estilo hippie...porém é bom registrar que eu lavo o cabelo (Ô!)hehehehe Acho lindo cabelo curto, médio, grande..de todas as cores...eu embora tenha me arriscado muito pouco em tintas estou feliz com a cor do meu, e embora vocês nunca tenham me visto com o cabelo mais curto saibam que já cortei ele de todo jeito e realmente comprido é bem melhor!!! Mas há pessoas que ficam bem em qq corte de cabelo... e é seu caso Chris..seja curto, médio ou compridão, você sempre fica ótima :D Olhaê!!! A foto não me deixa mentir. Adorei o post!!

Bjãoooooo

thiagoleal disse...

Interessante.

Quando eu tinha cabelo comprido, ele era sebento, oleoso... eu n fazia nada disso aí q vc falou. O máximo q fazia era lavar e usar shampoo.

Mel odes disse...

Adorei seu blog, muito interessante ;D


**

tice disse...

moved here replica ysl handbags more information replica louis vuitton bags look at more info replica bags online

Unknown disse...

this post Dolabuy YSL continue reading this replica designer bags check here replica ysl