O que diabos?

Mas não é que a figurinha repetida do Papa resolve vir ao Brasil, justamente em clima de plebiscito, para tricotar com o presidente sobre a nova saia justa das Marias (e Josés) do país.¹ Aborto e células tronco são temas mais cascudos que as baratas que andavam sob e sobre os apócrifos. Não dava pra dar um tempo? Sei lá, aquecimento global? Postura ética, fazer o bem, amar ao próximo?

Exatamente no momento onde o assunto está para ser posto em pauta e avaliado no Brasil por letrados e analfabetos sob uma falsa bandeira de igualdade, o papa Bento (do século) XVI, seu currículo de moderno caçador de feiticeiras e boa parte da igreja católica aparecem como uma pop-up inconveniente, falando em sexo exclusivamente matrimonial e procriador, contra a camisinha, contra o aborto, contra tudo e contra todos.

Será que eles sabem que o aborto é a 4ª causa de óbito materno no país e a curetagem (coleta de restos de tecidos do útero) o 2º procedimento obstétrico mais praticado nas unidades do SUS, superado apenas pelos partos? Dulcelina Xavier, do (atenção!) Católicas pelo Direito de Decidir, aponta, com fé e convicção que defender o aborto é compreender que as mulheres também têm direito à vida.²

Nada disso a faz menos cristã - pelo contrário, rompe com o modelo papa-disse-calei-a-boca e a transforma numa seguidora genuína de um homem de carne e osso (e espírito bem acima da nossa pretenciosa evolução) que pregou a vida - e vida em abundância.

__________
¹ Com os devidos agradecimentos à moça que me informou sobre toda essa lambança.
² VIEIRA, Isabela. Debater sobre aborto já é avanço, avalia feminista. Disponível aqui.

2 comentários:

Dungeon Master disse...

Eu sei que as pessoas por aí podem descordar de mim, mas acho que o novo papa vem trazendo um retrocesso para a evolução da igreja católica. Eu ficava bastante feliz em ver alguns passos que o antigo papa dava para modernizar e humanizar os dogmas antiquados da igreja... Mas agora estou perdendo as esperanças de que esses dogmas possam passar a ser mais do que políticos e de controle de massas. Muito obrigado ao novo papa. damn.

Anônimo disse...

Olá...Acredito eu que sua colocação de homem não pode responder sobre o aborto. Converse com uma mulher que fez um e independente de religião e crença.Acredito que pior que o Aborto é vc acordar todos os dias e ter a sensação de que esqueceu algo...este algo é na verdade seu filho...independente de ter tido ou não há a maternidade,há o embrião que é uma pessoa e para os que não acreditam ser uma vida...se tornaria se a gravidez tivesse sido levada a frente...portanto não cabem aos homens dizer que algo que destroí tanto o psicologico da mulher ser tratado como modernidade a mairia das mulheres que defedem o aborto nunca os cometeram para saber qual é sensação...então é facil defendermos algo que não vivemos ou sentimos...