O crime no polígono social

É até bonito ouvir falar que a violência é culpa do sistema, que o governo deveria colocar comida nas mãos armadas dos bandidos. Mas, deixando de lado o raso conhecimento sobre política e sociedade, diante do crime nada há de mais amargo do que o gosto de impotência e impunidade.

De um lado, estamos nós, o dito “povo de bem”, contando os cadeados nas grades de casa, blindados numa vida paranóica fadada diretamente ao surto de pânico.

De outro lado, estão os miseráveis que precisam roubar para alimentar quase uma dúzia de bocas dentro de casa - isso quando há casa.

Numa outra ponta, estão os bandidos cretinos que assaltam por diversão, para manter um padrão elitizado de vida ou pelo prazer sadístico de dominação.

Desta forma, revisemos: os primeiros em cárcere privado, os segundos enjaulados num sistema penitenciário de penitência e os terceiros... ah, esses terceiros... estão soltos por aí espalhando o vapor fétido de medo e desconforto nos primeiros e aquele sentimento engasgado de revolta nos segundos.

E só para finalizar o quadrilátero social, na última ponta estão os assaltantes engomados que mais parecem inúteis bibelôs a (des)enfeitar as empoieradas cadeiras do poder, sugando e sugando e sugando aqueles malditos impostos que nos obrigam a pagar.

Não dá. Para nós, meros mortais despolitizados e juridicamente ignorantes, diante de tanto descaramento e ousadia, só nos resta abafar o grito:

- Cadeia para todos os criminosos de verdade! Tragam de volta os ladrões de galinha!

3 comentários:

Suzeti Heckler disse...

Chris concordo plenamente com o que você escreveu. É interessante perceber esta desarmonia ao qual vivemos, um mundo repleto de injustiças e diferenças amargas, afinal as diferenças deveriam servir para o nosso crescimento, uma vez que estamos aqui em busca da evolução, porém elas são o motivo da separação, da não compreensão, da revolta e da maldita ignorância. E um dos fatores mais primordiais que remontam os principios básicos é aquele que é o mais ignorado, o respeito, vivemos hj num mundo em que ninguém respeita mais ninguém. Cada um isoladamente segue em busca dos seus interesses ou melhor da felicidade, mas sua busca é feita de maneira egoísta e individual, caracterizando apenas em satisfações efêmeras. Infelizmente é uma tendencia que se percebe e por isso acaba resultando nessa grande violência que presenciamos. Entretanto por mais lamentável que sejam as noticias do dia a dia tenho fé que reside no ser humano uma luz e um equilibrio que mais cedo ou mais tarde o motiva para encontrar um caminho melhor, pelo menos assim espero:) Caraca expurguei no comentário me empolguei :P
Bjão

Natalia disse...

Mto bom o texto, Chris!!

Liberdade hj é utopia...e a tendencia é piorar!!

Dungeon Master disse...

Acho que sua última frase foi perfeita: Tragam de volta os ladrões de galinha!
Resume perfeitamente a situação do povo que não aguenta mais. Texto perfeito como sempre, cheio de frases impactantes.