Depois que passei um tempo sem carro, fui forçada a descobrir um dos grandes prazeres da vida: andar de ônibus.
Não pensem que estou brincando. Claro que conheço a importância de um carro (uma moto então!) e a intensa falta que um faz à noite e nas emergências, por exemplo. Mas isso não diminui o caráter libertador da experiência do transporte coletivo. Enumero aqui, portanto, algumas das vantagens de trocar cinco lugares por quarenta (sentados, mais uns trinta e dois em pé):

Segundo: você encontra ofertas e lojas que provavelmente nunca viria se estivesse no caos do trânsito.
Terceiro: você vê gente. E gente de verdade, falando, andando, vivendo. Não se compara a passear no shopping, onde as pessoas são mais vitrines plásticas ambulantes que, de fato, seres vivos.
Quarto: você interage. Com o cobrador ou motorista, com a pessoa sentada ao lado, com as que chegam, com as que saem. Em maior ou menor grau, há interação. E interação é a alma da comunicação que, por sua vez, é a reencarnação da base das sociedades.
Quinto (e muito importante): andando de ônibus, você não se estressa porque o carro da frente é lerdo, o de trás anda colando, o sinal está amarelo, você está em cima da faixa e o ciclista fdp levou teu retrovisor. Você não esquenta com a lombada eletrônica, com o celular tocando e o ponteiro na reserva. Ah, e claro: você até se esquece o preço do combustível e as fuleragens dos cartéis. Além de não ligar se estacionou num lugar esquisito e não pagou o seguro. Além de tudo, se o busão quebrar, você desce e pega outro, sem ficar pensando no reboque e nas quinhentas pilas que vai pagar na oficina.
Por último, mas não menos importante, sexto: no ônibus você medita. São tantos atrativos (as freadas, as pefoas, a cordinha, a parada, os números, a integração, a cidade, os outdoors...) que não há como se despersar e ligar o piloto automático que te leva nos Bancários¹ quando você precisava chegar em Manaíra². É o mais puro poder do agora!
Novamente alerto: claro que sei que ter carro tem suas grandes vantagens. Contudo, que se exploda! (as vantagens, não o carro). Este post é para homenagear os coletivos e o bem que eles fazem à população.
Portanto, tá estressado? Vá de ônibus.
E aproveite para ajudar a poluir um pouco menos.
___________________
¹ Zona Sul de João Pessoa - PB
² Zona Norte de João Pessoa - PB
Fonte da imagem: Prefeitura de Curitiba.
4 comentários:
Que post sobre uma verdade absoluta amor! Eu concordo com cada palavra que você disse sobre andar de ônibus, é muito libertador. Eu lembro quando eu não sabia dirigir e não tinha que ficar daqui pra li dentro do carro... Eu tinha muito mais tempo para pensar nas minhas coisas, me estressava bem menos e para minha própria surpresa... Era bem mais livre. Saúdo também os coletivos! E agora estou inspirado para deixar mais de lado essa prisão que é o carro e me comprometer a andar mais de busão.
Porém, contudo, todavia, entretanto todas essas vantagens q vc cita, vc esqueceu de dizer que os ônibus não tem horário certo, q às vezes vc tá chegando na parada e aí o onibus passa (outro só daki a 15, 20 minutos); pegar ônibus na chuva NINGUÉM MERECE; ônibus lotado é outra coisa insuportável; eu passo mal com as aceleradas e freadas bruscas, sem falar quando o ônibus quebra e vc não tem outro passe, ou 1,60 para pagar o próximo e tem q ir À PÉ pra casa!!!
Bem legal né, "desestressante"! hehehehe
Nan! Passei muuuuuito tempo de minha vida andando de ônibus, e ainda passo, e passo novamente se precisar, mas o quanto eu puder evitar tô evitando! ;D
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mesmo com todos esses, digamos assim, privilégios de andar de busão... eu sou muito mais andar de carro...
vejamos:
1- só chega atraso se vc for meio lerdo mesmo.
2- dificilmente uma pessoa CC sentará do seu lado.
3- vc não precisa se arrumar algumas horas antes de ir para seu destino.
4- vc não fica todo amassado.
:P
Acho que é pq só tenho andado de busão... ai tou meio assim... querendo variar um pouco entende...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bjo
Oxe que coisa mais estranha, eu tinha comentado aqui, cadê, cadê?? Você apagou num foi? kkkkkk
Olha, andar de busu pode ter lá suas vantagens não desmereço o transporte coletivo e louvo a sua importância dentro de uma cidade relativamente grande, porém enquanto eu puder evitar eu evito.
Muitas vezes me estresso de carro, mas tenho certeza que essse estresse seria ainda maior se fosse de ônibus, carro tem lá suas desvantagens mas não se compara com as do ônibus.
E apesar de depois do carro eu ter que fazer inúmeras tarefas, ainda sim prefiro com ele.
Se ruim com ele, acho que pior sem ele.
Mas admiro o seu gostar e o seu sentimento delibertação.
Postar um comentário