Substantivos (im)próprios

Eu tenho alguns preconceitos infundados (outros, nem tanto) com nomes. Sabe quando você acha que uma determinada palavra, cuja função primordial é denominar uma personalidade, carrega uma energia própria? Ué, você não acha? Pois é. Cada doido com sua mania. Tem gente que acha que isso é falta de Prozac, mas vejamos.

Eu nunca conheci uma Renata que não fosse meio falsa, por exemplo. Ou um Ivo que não tivesse um humor peculiar ou uma Diana que não fosse diferente. Conheço uma pessoa que chamada Cândida que é exatamente assim: suave, delicada, cândida! Mayara quer dizer “flor branca” e a minha amiga nada mais é do que isso: uma flor branca!

Eu tenho uma pulguinha na orelha com Lúcias e as jovens Camilas que conheço são meio elétricas. Toda Vanessa que já vi é meio borboleta¹ mesmo! Paulos têm modos específicos de serem gente boa e há muitos cafajestes atendendo por André (é o que dizem). Parece-me também que toda Mônica mora ali pelos Bancários², que Ângelos(as) e Angélicas têm olhos claros enquanto Roses são todas misteriosas.

Há também impressões que os nomes passam sem sequer termos conhecido seus donos. Nesse caso, nem sempre corresponde a personalidade dos indivíduos. É o caso de Rebeca, que me soa uma menina levada, ou Beatriz, que me lembra uma patricinha malvada, dessas de Malhação. Embora nunca tenha conhecido nenhum “exemplar” de nenhuma das duas.

Marcelas parecem ser mais “sociais” , Hugos são geralmente mais cheinhos, mas Juniors tem de todos os tipos. Talvez, nestes casos, haja a influência do primeiro nome, embora Netos sejam sempre pagodeiros! Já Felipes tendem a ser gatinhos na adolescência e todos os Victors são agradáveis.

Alines costumam ter mechas no cabelo, Julianas são boas amigas e Emílias são mulheres espiritualizadas. Manoéis são meio CDFs, Brunos são freqüentemente altos e toda “Riso alguma coisa” sempre está sorrindo.

É curioso também que geralmente me dou bem com mulheres que começam com “C”, enquanto os homens dessa letra parecem ser todos meio safados. Vai entender! É interessante também notar que já tive vários problemas graças a mulheres cujos nomes começam com “L”. Mas eu ainda confio em você, tá, Lu?

Eu sei, acho que exagerei. E espero, então, receber até comentários que me contradigam, para ver se, assim, eu páro com esse pré-conceito maluco. Mesmo sabendo que algumas pessoas até compartilham dessa paranóia. E, se você for dono de algum desses nomes, vá desculpando aí os comentários. Ou não.

_______________
¹ O nome Vanessa significa “gênero de lindas borboletas” ou, simplesmente, “borboleta”.
² Bancários é um bairro da minha querida João Pessoa.

11 comentários:

Rafaela Paiva disse...

Caramba Chris, eu não gosto muito de ter esse pré-conceito com ninguém, mas infelizmente (ou felizmente, posto que a pessoa já vai preparada) quando a gente conversou sobre isso e a advogada lá do escritório do nada tbm veio falar isso comigo (o pior é que, os exemplos dos nomes que ela deu batem com os seus, inserindo aquele que te disse) fiquei com a pulga atrás da orelha e vários nomes de pessoas que conheci na minha vida foram assim.

Nunca (até agora) deixei de gostar de uma Vanessa, são sempre pessoas maravilhosas, aconteceu o mesmo com Mayara; Cândi não preciso comentar é isso mesmo que vc falou; concordo com os Andrés, camilas e Victors, adoro conhecer victors... faltou falar dos Thiagos, quando crianças são sempre umas pestes, kkkkkkk...
mas... ainda sim, se conhecer alguém com um nome desses não sei se colocarei esse conceito prévio, sempre acho que as pessoa pode mudar ou ser diferente.

E das Rafas? O que cê acha? kkkkkkk... Né por nada não, mas toda Christiane tem um quê de sinceridade, né D. Chris? (Ah, e Chris de descolada). Tbm sempre gostei das Manus.

Agnise disse...

Bem... esse pré-conceito paranóico eu acredito q cada um de nós tem de uma forma bem particular de acordo com as experiências obtidas ao longo da nossa curta vida. Eu por exemplo tenho algumas experiências com pessoas donas de alguns desses nomes q vc citou, algumas boas e outras ruins, há controvérsias, e estranho seria se não houvesse né amiga??
Mas gostei demais do seu senso de humor em arrumar personalidades para os nomes, ou melhor, de identificar uma personalidade ligada ao nome.
Mas me diga ai, me deixe por dentro de suas impressões qto ao meu nome, e qtas de "mim" vc conhece??? tô curiosa!!!

bjaoooooooo amiga
e continue ai!

Ivo Medeiros disse...

Gostei... principalmente pelo humor pculiar... dos tais de Ivo's...
:P
Nunca parei para reparar... mas muitos dos nomes que ligasse a personalidades bateu com alguns conhecidos... ia lendo o teu texto e lembrando de amigos e suas personalidades...
será se o nosso nome diz quem nós somos???
bjo

Lu disse...

Nossa Chris! Que texto gostoso de ler! Fui sorrindo e rindo cada vez que ia passando a barrinha de rolagem xDDD Eu tb guardo alguma lembranças e impressões que alguns nomes trouxeram à minha vida. É assim mesmo, a gente muitasvezes acaba associando um nome a uma personalidade... Ah e só pra constar: o meu L pode ser de Louca tb mas acho que isso vc tem certeza xDDDD
Bjoss

Guide disse...

ADOREI O POST!!!... (tema que muitos não admitem mas sentem a mesma coisa...olhaêee)a gente já tinha falado sobre isso lembra??Minha mãe também possui esse hábito de associar tipos de energia para alguns nomes, mas ela sempre diz que toda regra tem sua exceção...lóoogico...Sim , mas assim como Agnise fiquei curiosa em saber sua opinião sobre o meu nome né??? Diz aí...seja sincera..chuta tudo (rsrsrsrsr)...QUERO SABER!!!KKKK

BJÃOOOO

Dr. plantonista disse...

e Isabelle?? tu axa o q? hehehhehe

xeru

Anônimo disse...

Chris... confesso que sofro um pouco desses pré-conceitos refeferentes a nomes. Nada que me impeça de conviver ou mudar os conceitos, mas a princípio, só o soar do nome, sem que veja apessoa, já traz uma carga de características pré-formatadas... Sem contar as pessoas "com cara de"... no caso, são as pessoas que vocÊ conehce,ou convive, e ainda assim acha que elas possuem "cara de" outro nome... Você chega pra um amigo seu e diz "tá, eu sei que esse é o nome da tua mãe... mas que ela tem 'cara de' Maria, ah tem"... enfim... coisas da vida...

Beijão,a dorei o Blog...

Anônimo disse...

Ps.: lembrando que minha opnião sobre Renatas é a mesa que a sua...

ah, e como o restante do pessoal... qual sua impressão sobre Shermillas, visto que você, certamente só conhce uma rsrsrrsrsrsr acho que desse jeito fica difícil né? É uma enrascada...

abração!!!

Anônimo disse...

Eu tenho um pouco disso... Estou no processo de averiguar se acredito ou não. Mas descordo com sua impressão de Thiagos e Tiagos, geralmente são pessoas que eu não aguento ficar perto.

Gostei muito do post amor, bateu o recorde de comentários. lol.

Anônimo disse...

Apenas fazendo uma correção: quem trouxe a impressão de Thiagos foi Rafa. Eu li tudo de uma vez e emboloei tudo.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny