Frivolidades: autodepilação de sobrancelhas

Fazer as sobrancelhas é, para mim, um ato relativamente novo. Passei toda a minha adolescência com uma protuberante, rala e desigual linha de pêlos acima dos olhos, até que li não lembro onde que uma sobrancelha definida destaca o olhar e é capaz de mudar a expressão do rosto, além de tirar o aspecto menininha e dar ares de mulherão. Claro que eu também queria esse milagre.

Por muito tempo fui fiel à uma excelente profissinal que fazia minhas sobrancelhas com cera quente. Apesar de algumas lágrimas involuntárias e da vontade de espirrar quando ela puxava em certas áreas, a depilação das sobrancelhas nunca foi uma experiência muito dolorosa para mim (mesmo porque, se fosse, eu deixaria crescer um jardim com rosas coloridas no meio da testa).

No entanto, apesar do precinho e da competência da minha depiladora, frequentemente eu me encontrava com as sobrancelhas na "fase monstro", ou seja, crescendo uns pelinhos aqui, outros ali, mas não o suficiente para ir lá depilar novamente. Nesses momentos, muitos de vocês pensariam na simples solução de usar a pinça em casa mesmo, mas a gênio aqui nem considerava essa hipótese, com medo de botar todo o "design" a perder.

Ah, o design! Esse era outro problema. Sempre achei super foda as sobrancelhas arqueadas a la Angelina Jolie, mas me parece que, de uns tempos pra cá (de acordo com que li em Nova - num consultório médico e a título de conhecer para criticar, naturalmente) esse tipo de desenho tem sido considerado over. Claro que para o raio e o escambau com as tendências da moda, mas tinha outro nhénhénhé: o meu desenho não arqueava naturalmente. E, por mais que eu rogasse à depiladora por um milagre, ela não acertava o ponto Angelina - embora o resultado fosse, ainda assim, agradável.

Foi então que comecei a saga do faça você mesma. Mesmo porque, não era sempre que eu tinha tempo ou disposição de gastar 40 minutos de ônibus para me deslocar de casa pro salão antes de uma festa só para ajeitar a sobrancelha. Então, me familiarizei com o instrumento pinça, comecei a remover um ou dois pelinhos solitários, e em pouco tempo já estava fazendo as sobrancelhas por mim mesma. Afinei os lados, modifiquei o desenho, saí fazendo testes e, para a infelicidade da minha depiladora, nunca mais voltei ao salão.

Mesmo assim, eu continuava sentindo falta da linha certinha que só a depilação com cera é capaz de proporcionar. E foi hoje que me aventurei, gastando 13 dinheiros em produtos para depilação facial caseira e dando início a saga.

Na primeira tentativa, fiquei meio frustrada. Na embalagem: "esquente por cerca de 25min e retire quando a cera estiver líquida". Ok, aos 15min em banho maria (conforme a atendente da loja de cosméticos me indicou) a cera estava "um pouco" líquida, mas não parecia sufiente. Resolvi, então, deixar "só mais um pouquinho". Depois de 35min, a maldita já tinha passado do ponto e estava dura. Mas, sou brasileira e tentei mesmo assim; consegui tirar um pedacinho do lado direito, mas quando fui testar do outro lado, a cera estava na consistência de uma bala soft.

Corri para a internet para ver como resolver a situação e li um depoimento de uma menina cuja amiga tinha prejudicado a pele por conta de uma cera (da mesma marca que eu comprei) justamente por ter passado do ponto. Sugestionada pela lenda urbana, abortei o processo com uma sobrancelha semi-feita de um lado e a versão Seu Saraiva do outro. Deixei, então, o potinho esfriar e tentei novamente duas horas depois. Dessa vez, esquentei em banho-maria com fogo mais alto e com mais água em baixo, e em 10min o produto estava na consistência ideal.

Munida do meu arsenal (cera, folhas para depilação, tesoura, escova de dentes velha, palitinho de remover esmalte de unhas, óleo removedor de vestígios e, claro, câmera) comecei a minha experiência sem nenhuma experiência, me sustentando apenas nas práticas anteriores com a pinça. Fiz uma melecada significativa, me atrapalhando no percurso pote-sobrancelha por causa do estica-e-puxa que parece caldo de maçã do amor da cera, mas cheguei ao final do processo em pouco tempo (devo ter levado cerca de 10 minutos) e com um resultado relativamente satisfatório.

Achei que exagerei um pouco na dosagem e deixei muito fina nas extremidades, principalmente no lado esquerdo, o que tentarei consertar nas próximas vezes. Mas, para uma marinheira de primeira viagem, estressada e inspirada apenas pelo "modo de usar" da embalagem, achei até que ficou legal.

Críticas, sugestões e opiniões... nem preciso dizer onde, não é? Comentem.

6 comentários:

Rafaela Paiva disse...

ADOREI o texto, como em um assunto aparentemente tão sem graça vc consegue colocar o ar cômico da coisa hein? Me explica!
Ah, porque vc não comentou que no meio dessa saga vc ficou viciada em sobrancelha? Qualquer pessoa que vc via que tinha um pelinho a mais já tinha vontade de arrancar, hein? Quem conviveu que sabe, aliás acho que eu fui a única cobaia e que sofreu com suas pinças que saiam do nada para arrancar qualquer pelinho extra que tivesse acima dos olhos, kkkkkkkkkkkk....
Ei, mas que bom que no final deu certo né? Ri demais aqui.
Beijuuuuuuuuuu

Natalia disse...

hahahahaahah que aventura, Chris lol

mas o resultado final ficou legal, sim. :)

engraçado...eu me sinto tão tomboy qnd começam a falar nesse papo de sobrancelha...eu NUNCA fiz as minhas...elas são grossinhas e a do lado esquerdo tem um defeitinho, mas não vejo necessidade em depilar.

me pergunto se algumas mulheres depilaram a primeira vez puramente pq é um habito feminino...

Dayse disse...

Chri-is,

To passando pra dizer que me deu a louca, criei um blog. beijo

guide disse...

Chrisss ó eu aqui..Faz tempo que não comento, mas vc sabe q a vida anda muito louca... Mas tive um tempo precioso hj e aproveitei para prestigiar os amigos...olháaaa!

Pow morri de ri com a sua saga,muito massa, mas a vida é isso, nas pequenas descobertas consistem grandes ensinamentos e as vezes uma coisa dita como frescura ou um detalhe pode fazer toda a diferença.

Vi Natália comentar que "me pergunto se algumas mulheres depilaram a primeira vez puramente pq é um habito feminino..." pois é acredito que suas sombrancelhas não sejam rebeldes como as minhas... no meu caso era preciso tomar uma atitude para não ser um Seu Saraiva da vida... né? num é muito bacana...

gabriela disse...

Pior é se não crescer mais ehin?!

A minha mãe fez quando foi casar, ficou beeeem fininha, nunca mais nasceu. É só uma listrinha a sobrancelha dela.

Mas ficou linda, mais bem feita do que em alguns salões da capital.

Parabéns, e boa sorte na sua carreira!

PS: qualquer dia te chamo pra abrir um salão. :)

Ag & Sen disse...

Oi Chris, menina qto tempo hein???
saudadessss

Muito bom viu! (texto e sobrancelhas)

ei, tô de Blog novo ó:
http://ag-sen.blogspot.com/

bjossss