Eu expurgo, tu expurgas...



Começou quando o Away de Petrópolis disse, depois virou gíria entre nós. Está lá, na religião, nos blogs amigos, virando quase um jargão. Tão forte que eu dei até um jeitinho de monografá-lo. De acordo com o meu dicionário, significa purgar completamente; retirar ou separar do que é nocivo ou prejudicial; limpar de erros; corrigir, emendar; apurar(-se), limar(-se), polir(-se); ou ainda descascar, esbrugar. Mas expurgar vai além de tudo isso.

Antes de tudo, expurgar é algo que sai, que vai de dentro pra fora. Até porque, se fosse o contrário, seria impurgar (verbete ainda em fase de desenvolvimento); correto, Pasquale? Expurga-se quando tem uma diarréia, por exemplo, porque expurgar também não pode ser algo simples, tem que ser uma negócio assim, federal. Expurga-se também quando se coloca pra fora todos os xingamentos àquela vagabunda, mal-comida e feladaputa que vou te contar, hein? Expurga-se quando se está atolado de trabalho ou perdido na monografia. Mulheres estão expurgando quando não cabem no vestido. Homens estão expurgando quando estão de saco cheio (literalmente ou não). Quando se está na merda (literalmente ou não), expurga-se para sair dela. Ou então fica lá mesmo, curtindo a expurgação. Cêqui-sáb.

Também é possível expurgar de alegria: você está tão feliz que não se contém em si mesmo, tem que expurgar. Nesse momento feche suas duas mãozinhas, levante os bracinhos, dê um pulinho aviadado e grite um uníssono YAY! Mas não esqueça que, na vida, também se expurga de ódio, de fome, de calor, de febre... Ainda não desenvolvemos essa, mas eu arrisco dizer que se pode expurgar até de tesão. Já imaginaram a cantada?

Expurgar é um neologismo, que provavelmente vem do latim expurgare, que significa qualquer coisa que você quiser. Antigamente só usado pelos padres quando se referiam a “expurgar os pecados” dos inocentes fiéis (muitas vezes, nem tão inocentes, nem tão fiéis), hoje é a gíria dos últimos tempos, capaz de gerar inúmeras expressões de extranhamento (com X de propósito, em homenagem, antes que vocês pensem que fiquei analfabeta depois de formada) nas mais diferentes classes da população contemporânea.

No Google, se expurga corrupção, mensagens, racismo, bairros, intervalos, sementes, cafés, mortes, expedientes, países e até la literatura. Por aí já dá pra tirar o quanto de coisa na vida que pode (e deve) ser expurgado.

Tá expurgando o quê?

3 comentários:

Ivo Medeiros disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Expurgar...
gostei...
atualmente estou expurgando ira (por não conseguir um emprego), expurgando anciosidade ( por causa da festa sábado), expurgando expurgando fome ( pq já são mais de 11h e só tumei um copo de vitamina no café da manhã), sei lá... são tantas coisas para expurgar...
:P
ps: eu num lembro qual era a midia chris, foi um job que professeroa roseane passou, que era para pegar uma histórinha e vende um produto na historinha...

Guide disse...

Muito bom!!!! Adoreiiiiiiiiiiii!!! Bom vejamos...estou Expurgano(que é bom frisar que o "ano" em vez de "ando" é um agravante rsrsrs) a vagabundagem a que me encontro..não que não esteja fazendo naaaada, mas quase nada comparado ao semestre que finalizamos com chave de ouro, né??? Antes tava mó agito dos infernos aí buff parou tudo, mas é assim mermo, por outro lado, to curtindo esse momento de tranquilidade... diria que é uma expurgação light, uma sossegada felicidade enquanto coisas melhores não vêm (putzs extremamente polly isso >< rsrsrs)
PS: Aêeeee finalmente você deu ar de sua graça no meu blog, adorei os comentários, você expurgou comentou todos os posts de uma vez, fiquei doida quando vi :) Valeu e apareça sempre por lá, vamos expurga todos os assuntos que remexem em nossas mentes :P
Abração \O/

Lu disse...

E o teu blog tá EXPURGANDO de tão bom! "YAY!" \o/
Eu me acostumei geral a falar isso, e acho, que nem tão cedo a "expurgação" sairá de nossas bocas e...corações? uahauahauahaau
Adoro o Away ><
bjussss