“Paz sem voz não é paz: é medo”
(O Rappa)
Está chegando o Natal, depois o Ano Novo, depois o Carnaval para finalmente começar o Ano Novo. Falando em Carnaval, que nesse ano (já falo assim, porque 2008 já está bem às nossas fuças) será antecipadamente dia 5 de fevereiro... PAUSA. Não espere que agora eu vá falar de micaretas ou axezões. Graças aos deuses eu não tenho mais "idade" pra isso.
Continuando. Carnaval é época de Encontro da Nova Consciência em Campina Grande, interior do meu estado. O ENC é um considerado uma das maiores reuniões macroecumênicas do mundo que reúne diversos tipos de pensamento em encontros menores e tem de tudo: encontro sobre tarô, espiritismo, massagem, ateísmo e agnosticismo, RPG, homoerotismo e trocentos outros. Há também um evento que há alguns anos tem sido realizado na mesma época, mas que não se mistura. É o Encontro para a Consciência Cristã, que reúne crentes de vários lugares no Parque do Povo e costuma distribuir curiosos panfletos para os participantes daquele evento plurireligioso.
A VINACC, responsável por esse evento foi também responsável pela campanha homofóbica veiculada em outdoors na cidade de Campina Grande, atitude que gerou polêmica e repulsa nacional em junho deste ano, mas que foi aparentemente aplaudida pelo arcebispo da Igreja Católica na Paraíba.
Antes disso, na 16ª edição do ENC, muitos participantes e organizadores reclamaram de terem sido atrapalhados em suas atividades e palestras por grupos de teatro que não estavam registrados em nenhum dos eventos e por "cidadãos" que com latas e fogo tentavam dificultar o acesso dos visitantes ao Teatro Municipal, onde ocorriam palestras e mesas-redondas com muçulmanos, pais de santo, pastores, padres e cientistas.
Diante dessas circunstâncias, hoje já adormecidas na nossa mente alienada, eu me pergunto: que fé é essa que invade o direito do próximo com preconceito? Já não bastasse a atitude discriminatória que existe dentro das próprias igrejas, querem levar essa estupidez às ruas? Querem boicotar um encontro onde pessoas de todas os credos (e até aqueles sem credo algum) se reunem em prol da paz e da tolerância?
Me respondam, o deus que vocês dizem seguir não é aquele que supostamente pregava o amor ao próximo? E tudo o que vocês procuram é guerra, intolerância, desrespeito, discriminação em defesa de um conservadorismo falido? Me respondam, "soldados de Jesus", novos inquisidores, até que ponto vocês iriam para ganhar sua geração pra Cristo?
_______________
Por favor, visitem os links citados nesse texto. Não engulam nenhuma informação sem questioná-la. Os dois últimos parágrafos contém a minha opinião pessoal, mas os demais relatam fatos sob, claro, a ótica ecumênica que sigo; mas vejam com os seus próprios olhos e tirem suas conclusões.
• ONG Nova Consciência: Respeitando as formas de amar (contém links para vídeos e outras reportagens sobre a campanha homofóbica)
• Jornal A União, coluna de Amador Ribeiro Neto: Contra a Homofobia
• Luis Pellegrini: Carta a um garoto gay (Orkut)
• VINACC: Impotência cristã diante da militância homossexual
2 comentários:
É seu texto me fez refletir a respeito do quanto é preciso ter consciência e lutar para se ter uma liberdade, no seu sentido mais amplo, o mundo anda muito confuso e louco. Pelo menos hj somos mais livres do que a tempos atrás, mesmo assim a castração da livre escolha se camufla entre crenças,supostas éticas, e morais cheias de rachaduras. Claro que não é pra ser uma anarquia tb, é preciso respeito, acima de tudo! Mas eu me pergunto quando é que finalmente vamos aceitar as pessoas como elas realmente são?? Pq afinal ninguém é igual mesmo, pq lutar por um padrão? Pq forçar as pessoas como uma massa numa forma para que adquiram o formato ideal, enquanto q tal formato não existe?? É, essas são perguntas q me atormentam, pois mostram q existem muita ignorancia, conceitos vazios e falta da verdadeira informação, q pode nos permitir ser mais consciêntes e verdadeiros em relação a realidade da vida de forma pura e despretenciosa...
Vixi vo para por aqui se não, não paro não...esse assunto tem "muito pano pra manga" rsrsrsrssr
Nem precisa dizer que adorei! Já disse ^^
Bjão
Sabe...o que vejo hoje em algumas igrejas são mensagens que pregam muito mais o crescimento material do que o espiritual, que deveria ser primordial. É extremamente irônico o julgamento de certas igrejas em relação aos artefatos usados em outras religiões, se, quando sintonizamos no canal das mesmas vemos alguns objetos em comum. O que quero dizer com isso é o cuidado que algumas igrejas - e seus devidos responsáveis - devem ter ao pregar a palavra de forma que possa levar um indivíduo à levá-la ao pé da letra. O conceito de "normal" e "puro" que passam pode gerar um preconceito ainda maior na sociedade. Antes de tudo, o Deus em que acredito é bondoso e misericordioso, e acho, apenas ACHO que ele estaria mais preocupado que sua palavra nos fizesse acreditar nisso...
Bjus =)
Ps: ¬¬ Graças ao seu blog a música de Sin City não sai da minha cabeça e baixei Cells instrumental e com vocal! Muito legal a música uahauahauahau >XD
Postar um comentário