Live and let live?

Me peguei um dia desses comentando que era melhor “live and let live”, ou seja, deixar que as pessoas tomem as decisões por conta própria e arquem com as conseqüências elas mesmas. Parei para pensar se realmente aplico essa filosofia na minha vida e cheguei a conclusão que a resposta é, em partes sim, em partes não.

Porque a filosofia “viva e deixe viver” não quer dizer aceitar tudo, achar que todo mundo pode tudo e viver alienado sem criticar nada. É claro que eu não vou interferir se uma pessoa comenta que usar decoração de Halloween é trazer maldição para dentro de casa, como ouvi recentemente, mas não posso deixar de criticar esse tipo de pensamento. A crítica me faz crescer, separar o joio do trigo de acordo com o que é melhor para mim. Não tenho o direito de invadir a casa da pessoa com abóboras e bruxas, mas posso comentar junto aos meus amigos o quanto julgo essa atitude ignorante. Outro exemplo: também não posso impedir que uma amiga se case por interesses financeiros, mas não vou deixar de considerar uma atitude degradante só porque “cada um sabe de si”. E assim por diante.

É nesse sentido que me considero intolerante. Acho que quem não critica é pobre de caráter. Logicamente que, criticando, estamos sujeitos aos julgamentos infelizes, mas os erros também são parte do processo. Para mim, vale até mudar de idéia de um dia para o outro, só não vale ficar parado posando de santo que não acha nada errado. A crítica é a maneira que tenho de mostrar ao mundo que estou insatisfeita. E a insatisfação é o primeiro passo para a mudança de comportamento ou situação.

Na realidade, eu uso o “viva e deixe viver” como um mantra que repito para mim mesma, no sentido de não ficar querendo consertar o planeta sozinha, fazendo tudo o que os outros fazem mal-feito. É uma tentativa de evitar o perfeccionismo que várias vezes me fez carregar o mundo nas costas.

Graças aos deuses eu sei tolerar e conviver muito bem com as diferenças. Mas, na mesma medida, não aposentei meus neurônios críticos diante da hipocrisia, da estupidez e do próprio preconceito.

Um comentário:

Anônimo disse...

well, well, desde que vc disse que tinha texto pra postar que eu visito isso aqui todo dia, pronto lá vaio comentário.
concordo plenamente em tudo que falasse.
Não vou interferir nas atitudes de ninguém, cada um faz o que quer e por isso mesmo terá consequencias que por vezes são as criticas daqueles que acham "errado".
Não vou deixar de criticar atitudes hipocritas das pessoas, as que são proximas a mim eu chego, comento e aconselho, mas com aquelas que n adianta conselhos ou que simplesmente não vale a pena a gente critica as atitudes, se A, B ou C vai párar e pensar é outra coisa.
Pra toda ação há uma reação, que cada um seja responsavel pelos proprios atos mas isso não impedirá criticas.

Beijocassssss
Ps- E quantas vezes vc não me criticou e vice-versa, hein?